Revire nosso Casco

10 dicas de como se obter as melhores fotos da sua máquina digital

Uma das melhores invenções da atualidade foi, sem dúvida, a máquina fotográfica digital. Esqueça aquele lance de ter que ficar na mesma posição por vários segundos esperando alguém tirar uma única foto e depois fazer figa para que a foto não tenha queimado.
Certa vez fui convidado a tirar fotos em um casamento(não, não sou fotógrafo profissional) e encontrei uma senhorita com uma máquina analógica. Sério galera, fiquei com vergonha por ela. Depois fiquei curioso pra saber se todas as fotos tinham ficado legais =).
Não é só por causa da facilidade em se fotografar com uma máquina digital que vai lhe dar garantia de fotos 100% legais. Selecionei as melhores dicas para se obter fotos com mais qualidadee naturalidade.


1° - Segure a câmera com firmeza. Nada de tremer!
Mesmo que sua máquina tenha estabilizador, é fundamental que você faça sua parte:
- Flexione levemente os joelhos;
- Segure a câmera com ambas as mãos(cuidado com o dedo na lente e no flash);
- Segure a respiração na hora do clique(pode parecer exagero, mas também é fundamental).
Se mesmo assim você tiver problemas, prenda os cotovelos ao corpo ou procure um médico (tremedeira excessiva não é normal!).


2° - Evite usar o Zoom
Esse é um ótimo recurso, mas só quando realmente é necessário. Caminhe, abaixe, plante bananeira, se contorça o quando puder. O Zoom tem que ser a última opção da sua lista no momento de conseguir o ângulo e a foto perfeita.


3° Saiba usar o Flash
Fotografar em pleno dia, em local muito iluminado, pode deixar a pessoa a ser fotografada com uma silhueta completamente escura. Para isso utilize o Flash. Pode até parecer absurdo, mas o Flash vai iluminar a pessoa e compensar a falta de luminosidade que inside sobre ela, deixando-a com uma luminosidade equivalente ao ambiente. Já em locais escuros, como em shows, baladas e até mesmo na orla da praia, só utilize o Flash para fotografar a curta distância. Caso contrário, desligue-o. Novamente pode parecer absurdo, não é garantia de fotos excelentes, mas você pode ter gratas surpresas dessa maneira.


4° Use o disparo contínuo
A maioria das máquinas atuais tem esse recurso, portanto, utilize-o para fotografar cenas que tenham muito movimento, como pessoas conversando, caminhando, dançando, animais, carros...
Se você tiver bastante memória poderá deixar para selecionar as melhores em seu PC.


5°Use a macrofotografia
Normalmente essa opção vem representada por uma flor. Ela é muito útil para foto de detalhes(objetos pequenos, flores, insetos e até mesmo animais de estimação)
Não se esqueça de redobrar sua atenção com relação a luz ambiente. O Flash, a essa curta distância, pode deixar a imagem completamente branca.


6° Quanto mais memória, melhor!
O cartão de memória de sua câmera nem sempre atenderá sua necessidade, sem contar que a maioria não vem de fábrica com esse acessório. Você só dispõe, nesses casos, da memória interna.
Ter consiência da quantidade de memória que você possui é fundamental para evitar dores de cabeça por conta dos cartões entupidos de fotos. Nesse ponto o que vai determinar quantas fotos você poderá armazerar será sua vontade e seu bolso. Felizmente a velocidade em que os megapixels das câmeras crescem está desacelerando, e a quantidade de GB dos cartões aumentando e principalmente barateando.
Outro ponto importante é que, quando maior o megapixel da sua câmera, maior será o espeço utilizado para armazenar a foto. Uma máquina de 8.2 MP gera, na qualidade máxima, 2 MB por cada foto, o que daria cerca de 1.000 fotos em um cartão de 2GB. Vídeos também ocupam um espaço assustador! Se serve como conselho: Utilize um cartão somente para eles.


7° Bateria a postos!
Sempre é bom ter dois pares de pilhas. Enquanto você utiliza um, o outro estará carregando. Portanto, nunca esqueça o carregador das suas pilhas ou bateria nas viagens.


8° Abuse da sua imaginação
Se você não se satisfaz somente com as fotografias comuns, leia o manual da sua câmera. Com certeza ela terá vários recusos legais: Sépia; Preto e Branco, envelhecido e tantos outros.
Monte cenários em sua casa: Mova sofás, cadeiras, quadros, arranjos... Eu, particuparmente já fiz isso e teve excelentes resultados.
Procure locais públicos como praças, shoppings, ruas, campo, praia,
Inove! Experimente! Seja diferente!

9° Organize suas fotografias no PC.
Se nunca lhe informaram, você pode criar pastas em seu computador e pode renomear também as fotografias. Por isso não deixe tudo como os judeus antes da criação do estado de Israel, espalhados pelo mundo. Futuramente ficará melhor para você editar, exibir, mover para CD, DVD ou Pendrive.


10° Tenha sempre um programa para edição de fotos.
Normalmente eles vem acompanhando a sua câmera juntamente com o CD de instalação, mas é sempre bom baixar um que se adeque a sua necessidade e conhecimento. Existem programas mais elaborados como os famosos Corel e Photoshop ou uma infinidade de programas mais simples e de fácil manuseio que você acha simplesmente jogando no Google. Com eles você poderá redefinir brilho, contraste, cores e fazer uma infinidade de mudanças. Aí vai depender do programa.


Dicas:
- Sempre tenha sua câmera presa ao pescoço ou ao punho. Aquele cordão que a acomanha não é desnecessário como muitos pensam.
- Tenha uma lanterna em mãos para fotografar durante a noite. Elas são de grande ajuda.
- Sempre que puder descarregue a memória e recarregue as baterias.
- Procure ângulos em que a pessoas fotografadas ou o objeto fique melhor. Fotos tiradas de baixo passam a idéia de maior; fotos tiradas de cima passam a idéia de achatamento.
- Um semiperfil é sempre o mais indicado
- Deixe a pessoa descontraida na hora de fotografar. A foto será mais natural.
- Evite tocar na lente na sua câmera, pode danificá-la.
- Transporte-a dentro de um case. É mais seguro.
- Folhas de sulfite é um excelente aparador de luz para fotografias de detalhe(macro).
- Utilize o fundo de um copo de vidro, placas coloridas de acrílico, água... Tudo isso pode dar um efeito bacana e inesperado.
- Exponha sua imagens: Orkut; Blogs; Facebook, Twitter...(como se ninguém nunca tivesse feito)


Com essas dicas, ficará mais fácil para os amantes da fotografia registrar todos os momentos e estar sempre preparado para dar ótimas clicadas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AVISO!!!

O Tartaruga Alada possui materiais capturados da internet.

Se você possui direitos autorais sobre qualquer material que esteja publicado em nossas páginas, avise-nos que imediatamente deletaremos seu material deste blog.

Grato.

contato.tartaruga.alada@gmail.com