Revire nosso Casco

Tire suas dúvidas sobre dificuldade de ereção na juventude

Problemas emocionais, físicos e sedentarismo podem ser as causas


Achei essa matéria, produzida pela Camila Neumam, lá no R7.com e fiz com Ctrl+C/Ctrl+V com algumas edições pq a matéria é super grande e eu sei que ninguém vai parar pra ler o texto completo.


(...)

Segundo o chefe do Departamento de Andrologia da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), Otto Chaves, a parte emocional conta muito nestas situações, pois pode soar como cobrança por grande desempenho.

- Estas disfunções ocorrem principalmente pela iniciação sexual inadequada, uso de fantasias sexuais, discórdias conjugais e parceiras altamente competitivas.

O urologista Cássio Andreoni, especialista em Saúde do Homem, do Hospital Albert Einstein, reforça a ideia, vinculando a questão com a ejaculação precoce, outro pesadelo dos homens.

- Se fomos olhar de uma forma global, há muita cobrança em cima do jovem e a iniciação sexual pode ser traumática. Até quando ocorre ejaculação precoce, em 70% das situações é de origem psicológica.

No entanto, há casos nos quais a origem do problema é realmente física, isto é, congênita (desde o nascimento) ou causada por doenças, conforme explica o andrologista Ricardo Caniato, especialista em disfunção erétil diretor-geral das clínicas Promen.

- No jovem existe disfunção erétil grave. Quem tem diabetes tipo 1, a doença pode estragar a circulação do pênis e atrapalhar a quantidade de sangue que entra para manter a ereção. O uso da finasterida (remédio para queda de cabelo) e remédios para baixar a pressão também podem alterar a ereção.

Caniato afirma também que o sedentarismo, obesidade, má alimentação, abuso de álcool, cigarro e drogas também contribuem para a dificuldade de ter uma ereção prolongada.

Abaixo, veja a série de perguntas e respostas sobre o tema respondidas pelos médicos.

1- Como ocorre a ereção?
A ereção é um processo que depende de um estímulo de um neurotransmissor(...) que atua provocando um relaxamento das fibras no corpo cavernoso, permitindo um maior fluxo sanguíneo arterial(...), promovendo a rigidez do pênis. Este evento é fisiológico, mas, depende do estímulo sexual que pode ser afetado psicologicamente.

2- O que é ejaculação precoce?
(...) O primeiro é um conjunto de contrações musculares que permite que o sêmen seja expelido pela uretra ao final da atividade sexual e na maioria das vezes coincide com o orgasmo. A ejaculação prematura “precoce” pode eventualmente estar associada à outra disfunção sexual, onde o fator ansiedade está sempre presente.

3- Como ter certeza se é um problema de saúde?
A única maneira de ter esta certeza é o rapaz procurar um urologista para que o diagnóstico seja feito e as orientações serem realizadas. Porque, apesar de, a maioria dos casos ter origem emocional, a falta de ereção no jovem pode ser de origem congenital e/ou anatômica. O mais comum é o derrame venoso ou fulga venosa(...). Ele pode nascer com essa disfunção.

4- Como tratar problemas de ereção e ejaculação precoce nos jovens? Tem diferença se comparado ao tratamento do adulto?
Sim. O caminho é procurar um profissional de saúde da área que irá diferenciar os problemas de ejaculação precoce do jovem e do adulto bem como as alterações da ereção recomendando o tratamento adequado a cada caso. (...)

Há pelo menos quarto graus de disfunção erétil, que são avaliados pelo médico. Durante a consulta ao urologista, o médico vai entrevistá-lo para detectar a origem do problema,(...), perguntar sobre sua vida sexual e conjugal e pedir um ultrasson do pênis (deve ser massa fazer isso)para analisar a área e exame de sangue para medir taxas hormonais.

Considerado algum problema físico, o urologista ou o andrologista receitará remédios controlados para melhorar a circulação da região pélvica. Todos estes medicamentos só podem ser adquiridos com receita médica.

Descartada qualquer hipótese fisiológica, parte-se para o tratamento psicológico orientado pelo próprio andrologista ou por um psicólogo especializado em sexualidade. Vale lembrar que apenas 25% dos homens procuram ajuda, o que geralmente agrava a parte psicológica. Alguns ficam depressivos. Portanto, deve-se também tratar a depressão nestes casos.

5- A origem do problema de ereção do jovem é diferente da do adulto/idoso?
Nos pacientes mais idosos a idade é um dos fatores para o aparecimento e piora da ereção, associado a doenças do envelhecimento (hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, etc.). Já no jovem, estas disfunções acontecem principalmente pela iniciação sexual inadequada, discórdias conjugais e parceiras altamente competitivas. Trabalhos recentes sugerem que alguns pacientes podem apresentar uma deficiência do controle ejaculatório em nível cerebral. Estes estudos ainda não estão confirmados.

6- Estes jovens podem recorrer ao Viagra se se sentirem inseguros? Podem fazer isso com frequência?
A indicação de tratamento medicamentoso para pacientes com disfunção erétil só deve ser realizada sob orientação médica e está indicada apenas quando existe um problema orgânico, desencadeando o problema. A automedicação traz riscos e pode criar dependência.

7- A parceira (ou parceiro) pode ajudar quem sofre destes problemas?
O casal que vivencia problemas de ordem sexual deve ser atendido em conjunto, pois frequentemente a (o) parceira (o) também necessita de orientação e pode auxiliar o parceiro no seu tratamento.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AVISO!!!

O Tartaruga Alada possui materiais capturados da internet.

Se você possui direitos autorais sobre qualquer material que esteja publicado em nossas páginas, avise-nos que imediatamente deletaremos seu material deste blog.

Grato.

contato.tartaruga.alada@gmail.com