Revire nosso Casco

Pânico, CQC e Legendários

Hoje em dia uma nova maneira de fazer humor vem se disseminando no meio televisivo. Um humor jovem, livre e de improviso, despido de textos, marcações e estúdios. Algo mais livre, feito muitas vezes, a partir de uma câmera e um microfone nas ruas.

Tudo começou com o Pânico na Tv, um programa irreverente que revolucionou o humor na tv brasileira.
Eles fazem humor de repetição um pouco excrachado, por muitas vezes até chato. Fizeram jus ao nome do programa quando perseguiram o Clodovil (que Deus o tenha) que era colega de emissora deles, com as famosas Sandálias da Humildade. Com o tempo o programa passou a ser conhecido pela grande maioria e criou bordões que caíram no gosto do popular como "Pelada Robinho"; "Eu não entendi o que ele falou"; "Ronaldo" e o mais recente "Kibon".
O programa também lançou novos humoristas e personagens superengraçados, como é o caso do Silvio, do Vesgo, do Freddy Mercury Prateado, Amaury Dumbo; Marília Gabi Gabriherpes...

Em contrapartida, houveram grandes erros e personagens toscos, como é o caso da Mulher Arroto, que após tentar arrotar no rosto da atriz Laura Cardoso e sofrer duras críticas da imprensa, foi limada do programa (outro integrante que deixou o programa, mas por problemas na justiça, foi o criado do bordão "Ronaldo", o Zina).


Custe o Que Custa, ou melhor falando CQC, veio como uma alternativa ao Pânico na Tv. Apesar de não disputarem audiência no horário, CQC e Pânico na Tv seguem linhas de humor bem diferenciadas. Pânico, como disse antieriormente é um humor escrachado, muitas vezes pastelão e irritante. Já o CQC ganha público pelo alvo preferencial das entrevistas e críticas(os políticos) e por causa dos seus repórteres sempre munidos de perguntas ácidas e intrigantes.
Humor leve, de duplo sentido e livre de personagens fazem parte do programa(sem citar o TOP 5, que mostra as cinco maiores gafes da Tv Brasileira).


Legendários chegou para conquistar o público de ambas as atrações. Segue como uma mistura do Pânico, CQC e Casseta e Planeta. O programa conta com Skets, matérias bem humoradas e algumas voltadas para temas de responsabilidade social. Lida com a política, curiosidades, aventuras e viagens. Difere dos demais apenas pela ausência de intrevistas em locais de festas e eventos recheados de famosos.
Acabou ganhando certa visibilidade quando o jogador Neymar, após um gol, fez a tão famosa coreografia do ombrinho (marca registrada do programa, assim com a dança do siri do Pânico e os óculos escuros do CQC), criada pela personagem Tinna(Mia Mello).


Falando em comparação, acho que não existe o que se comparar entre os três programas(além do público alvo). Muitos falam em imitação, mas não consigo ver isso em nenhum dos três. Cada programa segue sua linha, dosado de acordo com a direção. Um possui humor excrachado e de repetição, o outro humor ácido e inteligente e o terceiro, humor voltado para temas atuais( com repórteres já conhecidos pelo público)

Qual dos três é o melhor?
Cada um tem erros e acertos. Não vejo um programa à frente do outro, até por que não se deve comparar laranja e limão. Cada um tem seu ponto forte e seu ponto fraco, tem um público a atinguir e espero que passem muitos anos na televisão, sempre com inovação e com essa "pegada" leve e sem medo de cometer erros.

Texto de Murilo Pitombo, do Tartaruga Alada

Um comentário:

Anônimo disse...

O tema do texto é até bom. Eu particularmente gosto desses temas que se relacionam com infotainment, porém acho que o autor deve tomar cuidado com a gramática, como "houveram" e "intrevistas"... No mais, gostaria de esclarecer que na verdade o CQC surgiu na Argentina em 1995 e não como uma alternativa ao Pânico na TV.
Mas fora as crítica(construtivas) gostei da ideia do texto e compartilho da sua opinião.
Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AVISO!!!

O Tartaruga Alada possui materiais capturados da internet.

Se você possui direitos autorais sobre qualquer material que esteja publicado em nossas páginas, avise-nos que imediatamente deletaremos seu material deste blog.

Grato.

contato.tartaruga.alada@gmail.com